-
27/09/2021
O GUIA COMPLETO PARA INSTALAR SEU VARAL INDIVIDUAL
Você acabou de adquirir um belíssimo varal individual, pois leu na internet que era um varal excelente e sentiu que ia ficar lindo na sua lavanderia, não é mesmo? Mas quando abriu a caixa bateu um desespero porque mais parecia um quebra cabeças do que um varal? Tudo bem, você estava certo, o varal individual realmente é ótimo, e nós estamos aqui para tornar a montagem dele muito mais simples pra você.
Vamos descomplicar isso e te explicar exatamente como montar seu varal individual, tanto para sua versão de teto como para a versão de mão francesa de parede. Através de um passo a passo, vai ser super simples montar o seu varal ainda hoje, começando então pelas ferramentas que você vai precisar.
Vamos lá?
Caso voce queira acompanhar a instalação por vídeo clique aqui!
Ferramentas necessárias para instalação:
1 - Trena para medir a altura dos furos.
2 - Lápis ou Caneta para Marcação dos furos.
4 - Parafusadeira/Furadeira (caso não tenha parafusadeira, uma chave Philips já deve resolver, mas você ainda vai precisar de uma furadeira).
5 - Tesoura para cortar as cordas.
6 - Martelo de Borracha (Ou algo que sirva a esse propósito, vale até um batedor de carne).
1ª Etapa: MEDIÇÃO
Existem 2 modelos de instalação para este varal. A versão com mão francesa (onde é fixado na parede) e a versão de instalação direto no teto.
Se você comprou a versão de instalação no teto a medição dos furos pode ser feito com uma das varetas que vai junto com seu kit de instalação. Marque os furos de uma das hastes, onde você quer que seja o limite do seu varal no teto com um lápis ou caneta. Depois utilizando uma das varetas, posicione a extremidade da vareta na marcação de um dos furos e marque a outra extremidade, pois será o local do furo da outra haste. Confira se a distância do primeiro furo até o teto é a mesma na segunda haste. Repita o processo até ter marcado os 4 furos.
Agora, caso você tenha comprado a versão com instalação da mão francesa o processo é um pouco diferente. Primeiramente marque a altura em que você pretende instalar seu varal com uma trena. Logo em seguida marque a largura e novamente a altura para que ambos os lados fiquem marcados na altura certa.
Observe que em seu kit de instalação uma das varetas vem menor do que as outras. Essa vareta já vem com buchas de fixação, então é fácil de encontrar ela no meio das outras varetas.
Utilize esta vareta para marcar a distância que as hastes vão ter entre si.
Com isso você vai ter na parede 2 marcações distintas para cada uma das hastes. Uma da altura e outra da distância entre si. Imagina essas marcações como linhas e você vai ver que elas se encontram em um ponto.
Este ponto é onde vamos encaixar a haste para finalmente marcar os furos na parede. Repita o processo para a outra haste e estamos prontos para próxima etapa.
FIM DA PRIMEIRA ETAPA.
2ª Etapa: FIXAÇÃO
Abra o saco plástico que vem junto com seu kit de instalação e confira se todo o material que você precisa está presente.
Dentro deve conter:
- 8 Parafusos;
- 8 Buchas para parafuso;
- 8 Tampas de parafuso;
- 20 Buchas para as Varetas (no caso de 10 varetas);
- 10 Argolas (no caso de 10 varetas).
Obs.: A quantidade de buchas e argolas pode variar de acordo com o números de varetas do seu varal.
Pegue sua furadeira agora e fure a parede exatamente em cima das marcações que foram feitas previamente. Importante, utilize a broca do mesmo tamanho da bucha que você recebeu. Neste caso, deve ser a broca de 8 mm pois este é o tamanho da bucha que é enviada com o kit. Porém, certifique-se do tamanho das buchas, pois pode mudar de acordo com o tamanho do varal.
Em seguida coloque as buchas. Se for usar martelo para inserir, cuide para não bater muito forte ou corre o risco de esmagar a bucha no buraco. O ideal é um martelo de borracha e batidas leves até inserir todo o conteúdo da bucha dentro do buraco.
Você lembra da vareta menor que separamos para medir a distância entre as hastes? Nós a utilizamos justamente porque ela serve para unir as 2 hastes, é um reforço já que as hastes não estão presas no teto, (como acontece com o varal de teto) mas sim na parede.
Agora para fazer essa fixação pegue uma das hastes e apoie sua base no chão. Observe que existe um furo nela em sua extremidade oposta. Introduza o parafuso ali pelo lado externo da haste e a vareta menor do outro lado. Depois faça a fixação.
Apoie a vareta e a haste no chão e repita o processo com a outra haste. Verifique se ficou bem preso e estamos prontos para fixar o varal na parede.
Para fazer a fixação na parede é recomendado utilizar duas pessoas. Isso porque tentar fazer sozinho pode acabar forçando a estrutura do varal, danificando ele de forma crítica. Caso você não tenha ajuda para instalar, uma dica seria utilizar um gancho parafuso e colocar em uma das buchas, desse modo você deixa uma haste pendurada enquanto fixa a outra na parede.
Lembre-se de sempre que fixar um parafuso, colocar as tampas de parafuso. Além de dar um acabamento muito melhor ao seu varal, ainda ajuda a proteger os parafusos da ação do tempo.
Agora vamos instalar o comando das varetas do varal. Existem dois tipos de comando possíveis para este varal. O comando perpendicular à parede e o comando paralelo. Você define qual tipo de comando vai receber após sua compra, conversando com o vendedor do varal. Por padrão você receberá o comando perperdicular. Mas para ambos os casos a regra é a mesma.
A partir da haste da direita ou da esquerda (caso for instalar comando na esquerda), trace uma linha reta imaginária até o chão e a partir desta linha afaste para fora do varal em 2 cm, então escolha a altura que fica mais confortável para você. Pegue o comando e marque neste ponto onde furar para fazer a instalação. A regra aqui é que o comando não deve ultrapassar 1,5m do chão até a haste.
Uma dica é que o comando fique na altura dos seus olhos, para que não fique nem alto e nem muito baixo para o uso das varetas.
Depois basta marcar e fixar como fizemos com o varal anteriormente. Se você receber um comando configurado para direita e quiser instalar na esquerda, basta virar os ganchos com a mão ou com um alicate.
FIM DA SEGUNDA ETAPA.
3ª Etapa: CORDEAMENTO E FINALIZAÇÃO
Pronto seu varal já está fixado na parede e seu comando também. Falta agora o coração do varal, que são as varetas individuais. Esta etapa pode causar um pouco de medo e dor de cabeça nas pessoas, mas na verdade é muito simples. Vamos descomplicar para que fique tudo muito claro pra você.
O primeiro passo aqui é passar a corda. Vamos começar no sentido da haste que fica mais próxima do comando até a outra extremidade. Você vai passar a corda pela primeira argola da haste mais próxima do comando e depois na primeira argola da haste mais longe do comando. Na ponta dessa corda você vai colocar a bucha de vareta no sentido da base para a ponta e dar um nó cego para prender a bucha na corda.
Aqui algumas pessoas podem ter dificuldade na hora de passar a corda dentro da bucha, o que indicamos é que você pegue uma tesoura bem afiada e corte a corda na diagonal, deixando dessa forma uma ponta. Na hora de inserir a corda na bucha passe ela girando para facilitar a entrada. Outra solução sugerida por um cliente é utilizar uma fita crepe fina na extremidade da corda gerando uma ponta rígida. Outra cliente sugeriu também queimar a ponta com um isqueiro e amassar para também deixar a ponta rígida e fina. Aposto que se você conseguir prender uma agulha na corda usando fita adesiva vai chegar em um resultado semelhante. O que importa é conseguir passar a corda por dentro da bucha, por isso utilize quaisquer das técnicas citadas a cima ou crie uma nova e nos conte depois.
Continuando... Puxe a extremidade da corda até que a bucha prenda na argola da haste.
Nós vamos precisar passar a corda novamente pela primeira argola, mas para isso vamos antes medir quanto de corda iremos precisar para poder cortar.
Para medir é simples, basta passar a corda pelo gancho no comando, encostar ela na argola da haste que vamos passar e medir mais ou menos 30 cm para baixo, sendo 20 cm de folga e 10 cm para a bucha e o nó. Por via de regra utilizamos este 30 cm de espaço entre a argola da haste até embaixo, mas caso você tenha utilizado um outro valor no lugar, procure aplicar o mesmo tamanho para as outras varetas.
Agora sim, com a corda cortada, passe ela pelo comando e pela argola na haste novamente, coloque a bucha e dê o nó exatamente como fizemos anteriormente.
Vamos repetir estes passos até colocar todas as cordas do seu varal.
Confira se o seu varal ficou como na imagem a baixo. Caso não, procure alinhar as buchas antes de continuar.
Agora vamos nos preparar para colocar as argolas. Para isso você deve puxar a corda de modo que as buchas fiquem presas nas argolas das hastes.
Deve ficar como na imagem a seguir.
Preste atenção agora! Você vai pegar a dobra da corda embaixo que é a parte da corda que deve prender a vareta no comando.
Passe essa dobra por dentro da argola como mostra a imagem.
Em seguida torça a dobra uma vez e passe em volta da argola para que a argola fique pendurada na corda como mostra a imagem a seguir.
Deve ficar assim.
Muito bem, agora devemos puxar as buchas na extremidade da corda para que ambas fiquem para baixo e as argolas para cima. Para isso baixe primeiro as buchas do lado das argolas.
Em seguida baixe as buchas do lado oposto como mostra a imagem.
Agora sim, com ambas as extremidades da corda baixadas, podemos conectar as buchas nas extremidades das varetas. Não se preocupe se não encaixar até o final.
Depois de encaixar todas as varetas, basta bater com um martelo de borracha para fixar bem a vareta e a bucha.
Pronto! Você já pode desfrutar do seu varal individual, seja ele de teto ou de parede, com toda a praticidade que só um varal individual tem. Parabéns por ter chego até aqui.
Caso tenha ainda alguma dúvida, pode entrar em contato com nosso suporte técnico através do nosso SAC.
E caso você tenha interesse em adquirir um varal individual você pode comprar aqui!
Assuntos relacionados: